Dicas

Mandamentos para Higiene Mental 

  • Pense constantemente em melhorar suas condições físicas, morais e espirituais.

  • Reconheça que há dentro de nós uma fonte de poder.

  • Seja otimista, alegre, jovial, deixando transparecer em seu semblante paz e serenidade.

  • Procure cumprir suas obrigações com amor e alegria.

  • Esqueça por completo as cenas tristes do passado, os erros, as mágoas, as ofensas que alguém lhe fez.

  • Retribua a confiança que alguém lhe deposita, cumprindo seus compromissos, seus deveres sociais.

  • Coloque em sua mente a idéia que você é uma criatura humana, que faz parte da vida do Universo, que veio ao mundo para aprender, amar e servir.

  • Descontraia-se, alegra-se, divirta-se nas horas de folga.A diversão sadia faz bem ao corpo e à alma.

  • Aumente seu otimismo, alimentando pensamentos positivos, de harmonia, amor, confiança, saúde, sucesso.

  • De vez em quando, é bom fazer um auto-exame, a fim de melhorar sua personalidade, suas aptidões e sua capacidade de realização.

Reprodução da publicação da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo – Cabesp + Vida – Edição Nº 61 – Agosto/2005

 

CORRER É BOM E SAUDÁVEL, MAS EXIGE CUIDADOS. 

Fazer alongamento, especialmente da musculatura das coxas e pernas.
Evitar aclives e declives (especialmente aos chamados “corredores de fim de semana”)-Trocar o chão de paralelepípedo ou asfalto por gramados, chão de terra e de cascalho.
Usar tênis de qualidade, como solado e amortecedor de impacto.
Hidratar-se com um copo de água de 15 a 20 minutos antes da corrida e a cada meia hora, e ao final do exercício.
De preferência, utilizar-se de líquidos isotônicos que imitam a consistência do suor (tipo Gatorade).
No sol, usar boné, protetor solar e roupa leve e clara.
No frio, jamais usar roupa de nylon ou emborrachada.Opte por agasalhos de algodão, se necessário um em cima do outro, que possam ser retirados.
Quem tem problemas no joelho, deve procurar orientação médica.Há problemas incompatíveis com o esporte.

Reprodução da publicação da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo – Cabesp + Vida – Edição Nº 51 – Dezembro/2003

 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO IDOSO 

Dose anual de vacina contra influenza ou gripe.

Dose única contra pneumonia causada pelo pneumococo aos 60 anos ou mais.

A vacina contra influenza é oferecida anualmente durante campanha nacional de vacinação do idoso.

A vacina contra penumococo é aplicada durante a campanha nacional de vacinação do idoso nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso, com apenas um reforço cinco anos após a dose inicial.

SAÚDE DA MULHER

     

  • Pare de fumar!

  •  Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

·          Evite ou limite ingestão de bebidas alcoólicas.

  •  Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

  •  É aconselhável que homens, entre 5 a 70 anos, orientem-se sobre a necessidade de investigação de câncer de próstata.

  •  As mulheres, com anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente.Toda mulher, entre 50 a 69anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos.

  •  As mulheres com idade entre 25 a 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico.

  •  É recomendável que mulheres e homens, com 50anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

  •  Evite exposição prolongada ao sol, entre10hs e 16 hs, e use sempre proteção adequada.

  •  Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

Reprodução da  publicação da Caixa Beneficente  dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo  – Cabesp + vida  – Edição Nº 65 –Fevereiro/2006

 

 

 

DOENÇAS CARDIOVASCULARES – CUIDADOS PREVENTIVOS

  • OBSIDADE: Procure uma orientação segura e seja perseverante;

  • ESTRESSE: Pense em como harmonizar as várias áreas de sua vida;

  • SEDENTERISMO: Imagine as situações do dia a dia em que você pode aumentar sua atividade física;

  • TABAGISMO: Se for necessário procure ajuda profissional para deixar esse hábito;

  • HIPERTENSÃO ARTERIAL: Usar pouco sal ajuda a tratar e prevenir;

  • DIABETES: O ideal é prevenir. Se você tem esse diagnóstico é muito importante manter um bom controle;

  • COLESTEROL: O cuidado com a alimentação é fundamental. Em alguns casos pode ser necessário utilizar medicamentos.

Reprodução da  publicação da Caixa Beneficente  dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo  – Cabesp + vida  – Edição Nº 64 –Fevereiro/2006 

O BRASIL ENVELHECE AS DOENÇAS MUDAM – PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR   

  • Sempre que for a consulta leve a receita em uso.

  • Caso você tenha tido alergia ou intolerância por algum remédio, anote os nomes dos mesmos e comunique ao seu médico e sempre que passar pela primeira vez com outros médicos.

  • Procure saber com seu médico os efeitos esperados dos remédios, quer favoráveis ou desfavoráveis.

  • Antes de sair da consulta procure saber quanto tempo deverá usar cada remédio, o que fazer se esquecer de tomar uma dose e se pode tomá-los junto com refeições.

  • Não deixe de comunicar ao seu médico se você tem o hábito de usar remédios caseiros.

  • Lembre-se de que mesmo os chamados produtos naturais podem ter efeitos colaterais ou mesmo interagir com os remédios que foram receitados.

  • Evite tomar remédios recomendados por amigos ou parentes, e da mesma forma evite “receitar” para outros, mesmo que o remédio tenha sido bom para você.

  • Fique atento a data de validade dos remédios.

  • Evite adquirir remédios recomendados por programas de rádio ou TV ou por Internet.

  • Desconfie de anúncios de remédios que prometem resultados milagrosos.

  • Faça uma lista dos remédios em uso, e deixe em local bem visível, constando às doses e os horários. Pode ser útil para evitar esquecimentos.

Reprodução da  publicação da Caixa Beneficente  dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo  – Cabesp + vida  – Edição Nº 65 –Fevereiro/2006

 

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