Nutrição

A IMPORTÂNCIA DA REGULARIZAÇÃO DOS HÁBITOS DE COMER E BEBER

EM 1954 A nossa saúde depende em grande parte dos hábitos corretos e regulares do comer e beber. As funções orgânicas que se relacionam com a digestão são ritmadas, de tal sorte que a irregularidades no comer e no beber traz perturbações ao funcionamento dos órgãos digestivos. Devem-se observar as seguintes regras:1 – Começar o dia com uma boa refeição matinal.2 – Almoçar bem, pois o almoço deve ser a refeição mais importante do dia.3 – O jantar será leve e não muito tarde.4 – Não se deve comer entre estas três refeições. (desprezados na atualidade) A digestão será grandemente auxiliada com mastigação completa e estado bem disposto da mente, que permita apreciar o sabor agradável dos alimentos. FATORES QUE PREJUDICAM A DIGESTÃO 1 – Mastigação imperfeita.2 – Ingestão de alimentos muito difíceis de digerir.3 – Combinação má de alimentos.4 – Ingestão de alimentos muito frios ou muito quentes. (desprezados na atualidade)5 – Uso de substâncias estimulantes ou irritantes: pimenta, doces muito concentrados.6 – Grande quantidade de líquidos de mistura com as refeições. (desprezados na atualidade)7 – Comer em excesso.8 – Comer entre as refeições (desprezados na atualidade)9 – Tomar banho logo após as refeições. (desprezado na atualidade)10 – Esforços físicos ou mentais, assim como emoções, muito próximos as refeições. “Tua comida seja teu melhor remédio” (Nutrição e Vigor – Dr. Antonio A. de Miranda (médico sócio da Associação Paulista de Medicina) – Ed. Casa Publicadora Brasileira – Santo André – SP.) Sugestões para todos os dias As necessidades nutricionais não são iguais para todos, dependendo das características físicas e da actividade de cada indivíduo. Aqui fica uma lista de regras básicas para uma alimentação saudável nos seus dias de trabalho.
Não deixe de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica e muitas vezes esquecida.
“Um queque e um café!” – um pequeno-almoço muito vulgar e nada nutritivo. Não tome o pequeno-almoço no café, faça-o em casa, com calma. Leite e cereais não são só para as crianças e continuam a ser uma boa escolha.Para quem começa cedo o dia, o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço pode ser muito longo. Leve de casa uma sandes, uma peça de fruta ou um iogurte para comer a meio da manhã. O mesmo se aplica ao lanche.Ao almoço, coma uma refeição variada. Dê preferência ao peixe e aos vegetais e evite os alimentos fritos.Se no seu local de trabalho tiver um frigorífico e um micro-ondas, não hesite e leve uma boa refeição caseira. Não se habitue às refeições congeladas.O que bebe também conta para uma boa alimentação. Beba água durante todo o dia – o corpo humano necessita de cerca de 1,5 litros de água por dia.Não coma para encher a barriga. Deve comer até ao ponto em que se sente satisfeito.Uma dieta equilibrada contém proteínas, vitaminas, lipídios, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. Não é na fast-food que vai encontrar tudo isto.Sempre que comer, faça-o com calma, devagar e mastigue bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueça o email que tem para enviar.O organismo funciona como um relógio – respeite as horas das refeições.

 

Hábitos alimentaresNa vida ativa, cada vez há menos tempo para uma alimentação saudável, o ritmo de trabalho obriga muitas vezes a saltar refeições e a que se coma mal e depressa. Pela sua saúde, aqui ficam alguns bons conselhos.

 

 

 


Sugestões para todos os dias.

As necessidades nutricionais não são iguais para todos, dependendo das características físicas e da atividade de cada indivíduo. Aqui fica uma lista de regras básicas para uma alimentação saudável nos seus dias de trabalho.Não deixe de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica e muitas vezes esquecida.”Um queique e um café!” – um pequeno-almoço muito vulgar e nada nutritivo. Não tome o pequeno-almoço no café, faça-o em casa, com calma. Leite e cereais não são só para as crianças e continuam a ser uma boa escolha.Para quem começa cedo o dia, o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço pode ser muito longo. Leve de casa um lanche, uma fruta ou um iogurte para comer no meio da manhã. O mesmo se aplica ao lanche.Ao almoço, coma uma refeição variada. Dê preferência ao peixe e aos vegetais e evite os alimentos fritos.Se no seu local de trabalho tiver um frigorífico e um microondas, não hesite e leve uma boa refeição caseira. Não se habitue às refeições congeladas.O que se bebe também conta para uma boa alimentação. Beba água durante todo o dia – o corpo humano necessita de cerca de 1,5 litro de água por dia.Não coma para encher a barriga. Deve comer até ao ponto em que sinta-se satisfeito.Uma dieta equilibrada contém proteínas, vitaminas, lipídios, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. Não é na fast-food que vai encontrar tudo isto.Sempre que comer, faça-o com calma, devagar e mastigue bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueça o email que tem para enviar.O organismo funciona como um relógio – respeite as horas das refeições.

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